terça-feira, 12 de abril de 2011

Evangelismo Bíblico - Lição 05

Lição 5


Os Dez Mandamentos (Parte 1)
Por Ray Comfort
Tradução: Fernando Guarany Jr.


“Não se pode dizer ‘Não, Senhor’ e validar ambas as palavras; uma anula a outra.
Se você diz não ao Senhor, então Ele não é o seu Senhor.”
D. James Kennedy
_____

Comentário de Kirk Cameron: Agora estudaremos a Lei de Deus para ver como ela serve de aio para levar os pecadores a Cristo. Qualquer soldado que queira ser efetivo em combate deve tornar-se intimamente familiarizado com suas armas. Pense nos Mandamentos como dez grandes canhões dados por Deus, cada qual com um poder tremendo para destruir a auto-justiça. Se quisermos ser efetivos em alcançar os perdidos, devemos estar intimamente familiarizados com estas grandiosas armas que Deus nos deu. Ao seguimos os passos de Jesus, que revelou a natureza espiritual da Lei ao lidar com pecadores, descobriremos a chave para o genuíno arrependimento.
_____

Perguntas e Objeções

“O Primeiro Mandamento diz, ‘Não terás outros deuses além de Mim.”
Isso prova que Ele não é o único Deus!”

Isso é verdade. As pessoas sempre criaram falsos deuses. Existe até mesmo um antigo dito popular que fala assim: “Deus criou o homem à Sua imagem e o homem tem retribuído esse favor desde então.” Os hindus têm milhões de deuses. Às vezes, esses deuses são feitos de madeira ou pedra; outras vezes o homem cria um deus em sua própria mente. Qualquer que seja o caso, fazer um Deus para a si se chama “idolatria”; fazer isso é transgredir tanto o Primeiro quanto o Segundo Mandamentos.

_____

Nesta lição, estudaremos o Primeiro Mandamento:

“Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses além de mim.” Êxodo 20:2,3

Não devemos ter outros deuses além do único e verdadeiro Deus. Ele deve ser preeminente em nossos corações. Jesus disse que “primeiro mandamento é: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.” (Marcos 12:29, 30)

Existe apenas Um que pode se apresentar sem condenação em relação a este mandamento. Jesus de Nazaré viveu uma vida sem pecado; Ele foi perfeito em pensamento, palavra e ações (veja Hebreus 4:15). Tudo o que Ele fez agradou ao Pai de maneira absoluta. A cruz não apenas revelou que Ele amava Seu Pai de todo seu coração, alma, mente e força, como também provou que ele ama o próximo tanto quanto a Si mesmo.

Aqueles que professam guardar este mandamento fariam um bem a si mesmos ao passar os olhos na Confissão de Fé de Westminster. Ela foi escrita por homens de Deus em 1646 e expressava seus pensamentos (baseados nas Escrituras) sobre a essência deste Mandamento:

Os deveres requeridos pelo Primeiro Mandamento são conhecer e reconhecer Deus como o único Deus verdadeiro e nosso Deus; adorá-Lo e glorificá-Lo, nele pensar e meditar continuamente, dele lembrar-se, estimando-O, honrando-O, adorando-O,  escolhendo-O, amando-O, desejando-O, temendo-O, nele crendo, confiando, esperando, deleitando-nos, regozijando-nos, por Ele sendo zelosos, entregando-Lhe todo louvor e graças, prestando-Lhe toda a obediência e submissão; sendo cuidadosos para em tudo agradar-Lhe, quebrantando-se quando em algo Ele for ofendido e caminhando humildemente com Ele.

Alguém, certa vez, disse: “Faz sentido raciocinarmos que aqueles que provêem de Deus e, por Ele, são sustentados e seguidos pelas bênçãos da Providência; aqueles que, especialmente, são feitos novas criaturas e agraciados são com toda sorte de bênçãos espirituais em Cristo, que esses tais devessem entregar-se a Ele, alegremente O servindo em seu próprio tempo e geração.”

Os pecadores, entretanto, não amam a Deus. Nem se deleitam em fazer Sua vontade. Pelo contrário, a Lei do pecado e da morte tem deixado sua sanguinária assinatura em todo ser humano que não tem Deus (Romanos 76:21-24). Nosso grito interior é: “Não a Tua vontade seja feita, Senhor, mas a minha!” O diabo é nosso pai e sua vontade nós alegremente fazemos. A mente carnal não está sujeita à Lei ou Deus e nem pode estar (Romanos 8:7). Veja como a Lei condena a todos nós. Falhamos ao não amar ao Deus que nos deu a vida.

O resultado inevitável é que o pecador acaba pensando que ele próprio é Deus. Seu orgulho domina seu cérebro, como veremos na seguinte citação de Jeremy Rifkin em seu livro Algeny:

“Não nos sentimos mais como hóspedes na casa de alguém e, portanto, obrigados a nos comportar de acordo com um conjunto de regras cósmicas pré-existentes. Agora, a criação é nossa. Somos nós que fazemos as regras. Nós estabelecemos os parâmetros da realidade. Nós criamos o mundo e, por causa disso, não nos sentimos mais presos por forças externas. Não precisamos mais ter que justificar nosso comportamento, pois, agora, somos os arquitetos do universo. Nós não somos mais responsáveis por nada fora nós mesmos, pois NÓS somos o poder e a glória para todo o sempre.”




Perguntas

1. Cite o Primeiro dos Dez Mandamentos. (Fim da Pág. 41)
2. Por que você acha que a humanidade tem um entendimento tão raso sobre o que Deus exige dela?  (Veja 2 Coríntios 4:3,4.)
3. Qual você acha que deve ser o maior pecado da humanidade?
4. De que maneiras você tem transgredido tal Mandamento?
5. Usando o Salmo 14 e Romanos 3:10-18, liste as características da natureza humana.
6. Como Jesus demonstrou que Ele guardava tal Mandamento?
7. Por que sempre devemos colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas?
_____

O Pregador

Alex Perto: Oi, Cristão. Eu quero fazer esse seu teste pra ver se sou uma boa pessoa.

Cristão: Tem certeza?

Alex Perto: Tenho.

Cristão: Ta certo. Você já contou alguma mentira?

Alex Perto: Nunca.

Cristão: Nem mesmo uma vez? Uma mentirinha, uma meia-verdade ou um exagero?

Alex Perto: Jamais!

Cristão: Quer dizer que você sempre disse a verdade, nada além da verdade, em nome de Deus?

Alex Perto: É isso aí!

Cristão: Você alguma vez na vida já roubou algo?

Alex Perto: Nunquinha!

Cristão: Nem mesmo uma caneta?

Alex Perto: Na-na-ni-na-não!

Cristão: Ta certo. Você sempre guardou o Primeiro dos Dez Mandamentos?

Alex Perto: Sim, senhor.

Cristão: Então, o que diz o Primeiro Mandamento?

Alex Perto: Sei lá.

Cristão: É colocar a Deus em primeiro lugar em sua vida. Você sempre amou a Deus de todo seu coração, alma, mente e forca?

Alex Perto: Sim, sempre.

Cristão: A Bíblia diz que não há ninguém que busque a Deus. Então, um de vocês está mentindo – ou você ou Deus. Só que a Bíblia diz que é impossível que Deus minta. Então, você já quebrou o Primeiro Mandamento, sim – e acaba de quebrar o Nono ao mentir. Você estará em sérios apuros no Dia do Julgamento.
_____

Penas para Flechas

Certa vez, um pai comprou um televisor para seus filhos assistirem desenhos animados à tarde. Quando ele chegou em casa aquela noite, seus filhos não vieram saudá-lo – estavam muito ocupados assistindo TV. A chegada do papai à casa tinha se tornado um acontecimento ‘de segunda’. Ele se dirigiu ao televisor e o desligou, explicando que ele o havia adquirido para sua diversão, mas se a TV se metesse entre eles, ele acabaria com ela. As crianças estavam pondo sua afeição no presente e não em quem havia dado o presente. Se amarmos qualquer coisa que seja mais do que Deus – nossa esposa ou esposo, filho ou filha, esportes ou, até mesmo, nossas próprias vidas – é porque estamos nos concentrando no presente, ao invés do Presenteador. Colocar qualquer coisa que seja acima de Deus é uma transgressão do primeiro dos Dez Mandamentos.
_____

Versículo para Memorização

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.
Marcos 12:30
_____

Últimas Palavras

Kurt Cobain (em seu último bilhete antes de cometer suicídio):

“Frances e Courtney, estarei em seu altar. Por favor, sigam em frente, Courtney, pela Frances. Pois, a vida dela será tão mais feliz sem mim. Amo você. Amo você.”
_____

Tradução: Fernando Guarany Jr.
www.EvangelismoBiblico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário