quarta-feira, 13 de abril de 2011

Evangelismo Bíblico - Lição 06

Lição 6

Os Dez Mandamentos (Parte 2)
Por Ray Comfort
Tradução: Fernando Guarany Jr.

“Se a entrega da Lei, quando ela ainda não tinha sido quebrada, foi executada com uma demonstração de um poder tão assustador, como será, então, no dia que o Senhor, com fogo flamejante, se vingar de todos aqueles que, voluntariamente, a quebraram?”
Charles Spurgeon

_____

Comentário de Kirk Cameron: nesta lição, estudaremos o significado do Segundo dos Dez Mandamentos. Não se pensamos muito neste Mandamento hoje em dia, mas criar falsos deuses é muito mais comum do que achamos.

_____


Perguntas e Objeções

“Jesus ensinou o ódio ao dizer que o Cristão deveria ‘odiar’ seu pai e sua mãe.”

Isto se chama “hipérbole” – a utilização de extremos em uma afirmação, no caso, para contrastar o amor ao ódio. A Bíblia faz isso com freqüência (Provérbios 13:24; 29:24). Jesus nos diz que o primeiro e maior Mandamento é amar a Deus de todo o nosso coração, alma e mente (Mateus 22:37, 38). Ainda que amemos nosso esposo ou esposa e família ou, até mesmo, nossa própria vida, não deve haver ninguém a quem amemos e valorizemos mais do que Deus, ninguém que tenha precedência em nossa vida. Colocar o amor por outra pessoa (incluindo nós mesmos) acima de Deus é idolatria.

_____


Nesta lição, estudaremos o Segundo Mandamento: “Não farás para ti imagem de escultura... Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.” (Êxodo 20:4-6).

            A idolatria é talvez o maior de todos os pecados porque abre a porta para o mal irrestrito. Ele dá aos pecadores a licenciosidade não apenas para tolerar os pecados, mas para sancioná-lo, influenciados pela intervenção demoníaca. Quando criamos um deus a nossa imagem e semelhança, um deus com o qual nos sentimos à vontade, podemos também criar nossos próprios padrões morais aos quais este deus terá de se encaixar.

            Por exemplo, as feministas ficam irritadas com a afirmação Bíblica de que Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança. Isto não significa que Deus seja homem, nem que pareça com um homem (João 4:24). Significa apenas que, quando Deus fez o homem e a mulher, Ele os dotou de uma mente, emoções e vontade. Os seres humanos são seres morais e racionais com uma inerente consciência de Deus. Entretanto, ao revelar-Se à humanidade, Deus descreve-Se no gênero masculino usando termos como Pai, Filho, Noivo, etc. Aqueles que consideram Deus fêmea e passam a chamá-lo de “Mãe” praticam a idolatria, pois, ao mudar, quem Deus revelou-Se ser é criar um Deus à sua imagem e semelhança.

            Alguns gostam de criar um deus que ache que uma mulher grávida tem o direito de matar seu próprio filho no útero. Outros preferem criar um deus que recompensa o assassinato de pessoas inocentes dando-lhes a vida eterna.

            A seguinte carta ao editor, publicada na revista Time exemplifica perfeitamente o que é idolatria (o mais antigo pecado na Bíblia):

“Excelente tópico! Eu realmente apreciei a leitura de “O Céu existe?” Sou um cristão devoto e penso muito no céu. Minha espiritualidade não se baseia em um deus antropomórfico pé-no-saco que lançará quatro gerações de crianças na perdição eterna porque algum ancestral distante o irritou [veja Provérbios 28:5]. O Céu é o outro lado da noção absolutamente selvagem de inferno que evoluiu debaixo de um padrão mental de punição. . . Para mim, Deus é um símbolo de algo imensurável, um completo mistério que preenche meu coração de alegria e meu espírito de cânticos.”

            Note o uso da expressão “Para mim...” Eis a chave da questão! Pois, se você quiser ser um idólatra, é preciso que faça um deus que se conforme a você: um deus destituído de qualquer referência ao pecado, à justiça e ao julgamento. Certifique-se que esse seu deus (ou deusa) goste das coisas que você gosta e odeia aquilo que você odeia. Se você gosta de imoralidade sexual, seu deus também deverá gostar. Se o seu deus não se importa com mentiras ou roubos, então você poderá mentir, roubar e, também, praticar a imoralidade sexual ao gosto do seu coração. Seu Deus encherá seu coração de alegria e seu espírito de cântico... até chegar o Dia do Julgamento.

            Invista tempo para estudar 1 Coríntios 10:1-14 e veja como a idolatria conduz ao pecado sexual. Então, faça-se um grande favor: destrua seus ídolos. Um ídolo não precisa ser algo tangível; qualquer coisa que tome o lugar de Deus em nossa vida serve como ídolo: pode ser o nosso emprego, uma pessoa, bens materiais, etc. Busque compreender como Deus é de acordo com as Escrituras. Isso colocará o temor do Senhor em seu coração e libertará o seu coração do pecado ao mesmo tempo em que te dará uma grande motivação para cumprir o que Ele diz a respeito da Grande Comissão.

            Tenha em mente, ao falar com Católicos Romanos, que este mandamento não existe em seu catecismo. Quando mencionar o Segundo Mandamento, não se surpreenda se eles pensarem que é “Não tomarás o nome do teu Deus em vão.” Esta é a razão pela qual muitos Católicos Romanos sinceros se curvam diante de estátuas, muito embora a Bíblia deixe muito claro que isso é um grande pecado aos olhos de Deus. Adorar imagens ou dar honras divinas a um objeto (incluindo pessoas) é uma violação deste Mandamento. Inacreditavelmente, aqueles que formularam o catecismo Católico Romano oficial tomaram a liberdade de excluir o Segundo dos Dez Mandamentos e, em seguida, dividir o Décimo em dois, conseguindo assim um total de dez. Veja abaixo a versão Católica dos Dez Mandamentos:

1. Eu sou o Senhor teu Deus. Não terás outros deuses além de mim.
2. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
3. Lembra-te de guardar o Sábado.
4. Honra teu Pai e tua Mãe.
5. Não mate
6. Não cometa adultério.
7. Não furte.
8. Não preste falso testemunho contra teu próximo.
9. Não cobice a mulher do próximo.
10. Não cobice os bens do teu próximo.

Eis a justificativa para a retirada do Segundo Mandamento (extraída de “The Commandments de Deus,” The Catholic Encyclopedia, Volume IV (www.newadvent.org/cathen/04153a.htm):


                . . . o Décimo Mandamento engloba tanto o Nono quanto o Décimo da divisão Católica. Parece, entretanto, lógico separá-los no final ou agrupá-los no começo, pois, enquanto um único objeto trata de adoração, dois pecados especificamente diferentes são proibidos na classe da cobiça; se adultério e roubo pertencem a duas espécies de erro moral, o mesmo deve ser dito do desejo de cometer tais perversidades.

           
            Ainda assim, note o conteúdo explicito do Segundo Mandamento (aquele excluído):

“Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. A elas não te encurvarás, nem as servirás” Êxodo 20:4, 5
           
1 Coríntios 10:19 nos alerta que o que é oferecido a ídolos, na verdade, está sendo oferecido a demônios, e não a Deus, e que não devemos ter parte com demônios.
 
_____
 
Perguntas

1. Por que a idolatria talvez seja o maior pecado?
2. Por que você acha que a idolatria atrai a mente secular?
3. Antes de você ser salvo, qual era o seu conceito de Deus?
4. Pense em alguém que você sabe ser um idólatra? Como é o Deus dessa pessoa?
5. Como a versão Católica dos Dez Mandamentos burla tal proibição?

O Pregador

Cristão: Oi, Marilu. Que bom revê-la. Você pensou naquilo que conversamos da última vez – que o dia está chegando em que Deus julgará o mundo em justiça?

Marilu Dida: Sim, pensei... e isso não me preocupa nem um pouquinho, pois meu deus nunca mandaria ninguém para o inferno.”

Cristão: Você não percebe que está quebrando o Segundo Mandamento ao dizer isto?

Marilu Dida: Como assim?

Cristão: Você criou um deus de acordo com as suas idéias e vontade. O seu deus nunca mandaria ninguém para o inferno porque não poderia, pois ele não existe. Ele é fruto de sua imaginação. Você criou um deus com o qual você se sentisse confortável. Isso se chama idolatria e é o pecado mais antigo na Bíblia. Eu fiz o mesmo por muitos anos antes de me tornar cristão.

Marilu Dida: Ah, é? Mesmo assim continuo me achando uma boa pessoa. Eu creio em Deus e vou à igreja. Acho que Deus me deixará entrar no céu, pois sou uma boa pessoa.

Cristão: Marilu, você acredita nisso porque o deus que você concebeu tem um baixo padrão de moralidade. Você sabia que o Deus da Bíblia – o mesmo Deus a quem você terá que prestar contas no Dia do Julgamento – ordena que sejamos perfeitos? Ele é perfeito e nos julgará de acordo com Sua perfeita Lei.

_____

Penas para Flechas

Certa vez, um pregador ganhou ingressos para o musical Jesus Cristo Superstar. O elenco havia estendido o convite, insistindo que ele comparecesse, então, para não ser indelicado, ele foi. Após a apresentação, ele foi convidado para conhecer o elenco. Ele disse aos talentosos cantores que havia apreciado suas apresentações, mas que o Jesus ali retratado não era o Jesus da Bíblia. A mulher que havia feito o papel de Maria Madalena replicou: “Mas, nós estamos tornando Jesus aceitável ao século XX.”
Sua afirmação era verdadeira. O homem tem tentado tornar Deus aceitável para si mesmo. Ele prefere mudar Deus a mudar seus próprios caminhos pecaminosos. Isso se chama “idolatria”, ou seja, criar um deus à nossa imagem e semelhança.
_____

Palavras de Conforto

Eu estava preparando uma xícara de café bem cedo pela manhã. No instante em que me curvei sobre uma das bocas do fogão, repentinamente ouvi um ‘puf’. Olhei para trás e vi que a manga do meu roupão estava em chamas. Foi quando ouvi outro ‘puf’ e vi o fogo se alastrar pela parte de trás do roupão. Em seguida, houve outro ‘puf’ e a outra manga também se incendiou. Na mesma hora, eu lembrei que havia comprado um extintor para uma ocasião dessas. O que eu deveria fazer agora? Ficar a dois metros das chamas e apontar o extintor à base do fogo? Isso não ia ser fácil. Tirei o roupão, joguei-o ao chão e ouvi mais um ‘puf’ quando o tecido inteiro pegou fogo. Os fabricantes do roupão deviam ter obviamente o encharcado em gasolina para tornar a vida de quem o usasse mais divertida.

            Foi então que minha filha apareceu e disse: “Papai! Eu não acredito. Eu saio por dois minutos  e, eu mal viro as costas, e o senhor consegue pegar fogo.”

            Aprendi duas valiosas lições com este incidente. Primeiro, não se curve sobre uma boca de fogão acesa quando estiver de roupão e, segundo, um homem “no fogo” se move muito mais rápido.

_____

Versículo para Memorização

“Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?
Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”
Tiago 4:4

_____

Últimas Palavras

 “Todos os meus bens por mais algum tempo.”
Elizabeth I

_____


Tradução: Fernando Guarany Jr.
www.EvangelismoBiblico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário