terça-feira, 12 de abril de 2011

Evangelismo Bíblico - Lição 04

Lição 4


Como confrontar pecadores
Por Ray Comfort
Tradução: Fernando Guarany Jr.


“Procurar pegar a veia das pessoas e focar-se em suas carências é o estratagema do covarde mordomo de Deus. Esta era a receita do sucesso dos falsos profetas do Antigo Testamento.”
R.C. Sproul

_____


Comentário de Kirk Cameron: Nesta lição, veremos como o profeta Natã confrontou o Rei Davi sobre seu pecado com Bathseba. É bom que você primeiro revise este incidente em 2 Samuel 12:1-9 em sua Bíblia e se familiarize com a história.

_____


Perguntas e Objeções

“Estou fazendo o melhor que posso e sou sincero.”

Mesmo que se dedique muito mais que agora, ainda assim não será o suficiente, pois não se consegue agradar a Deus [simplesmente] procurando ser bom (Gálatas 2:21), é preciso crer em Jesus (João 1:12). Outra coisa: a sinceridade por si só não leva ao céu. E se estiver sinceramente enganado? (Lembre-se de João 1:12). Se você está se pondo sua fé em sua própria sinceridade, é porque você se considera bom demais até mesmo para estar com Deus. Apelar para sua própria sinceridade é apelar para o seu orgulho, pois está apelando para algo que está em você e não para Deus como o seu caminho para salvação. É preciso ter fé em Jesus!
_____


O Amor de Deus: A Apresentação Bíblica

A mensagem do evangelho moderno é “Deus te ama e tem um plano maravilhoso para sua vida.” Entretanto, a nossa idéia de “maravilhoso” e a idéia do mundo podem ser um pouco diferente. Conduza um pecador pelas páginas do livro de Atos e mostre-lhe a cena das pedras quebrando os ossos de Estevão. Então, sorria e sussurre: “Maravilhoso...” Leiam juntos e visualizem em suas mentes o som do chicote de nove pontas cortando a pele das costas do apóstolo Paulo. Mostre aos pecadores as diversas ocorrências da palavra ‘sofrimento’ nas Epistolas e veja se o mundo vai conseguir sussurrar “Maravilhoso!” Diga aos pecadores que “devemos através de muita tribulação entrar no reino de Deus” (Atos 14:22) e veja se os seus olhos ou os seus lábios conseguem balbuciar a palavra “maravilhoso”. Depois deste passeio pela estrada da honestidade, eles poderão pensar que os prazeres do pecado são mais atraentes que o chamado a “sofrer aflição com o povo de Deus” (Hebreus 11:25).

Quem será que quererá escutar nossa mensagem se formos tão abertamente honestos sobre a vida cristã? Talvez não tantos quantos são atraídos pela conversa de um plano maravilhoso. A resposta ao nosso dilema é esclarecermos que a mensagem do Evangelho trata de justiça e não de felicidade. Foi exatamente isso que Jesus fez. Ele usou os Dez Mandamentos para mostrar aos pecadores qual era o justo padrão de Deus (Lucas 10:25; 18:18-20). Uma vez que os pecadores virem o perfeito padrão pelo qual serão julgados, eles começarão a temer a Deus e é pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal (Provérbios 16:6). Eles começarão a ter sede e fome da justiça que existe somente em Jesus Cristo.

Se estudar o Novo Testamento, verá que o amor de Deus é quase sempre apresentado em direta correlação com a cruz: porque Deus amou o mundo de tal maneira, Deus demonstrou o Seu amor, etc. (Veja João 3.16; Romanos 5:5,6,8; Gatas 2:20; Efésios 2:4,5; 5:2,25;  1 João 3:16; 4:10; e Apocalipse 1:5, entre outros.) A cruz é o ponto focal do amor de Deus pelo mundo. Então, como podemos apontar para a cruz sem fazer referência ao pecado? E como podemos nos referir ao pecado sem usar a Lei (Romanos 7:7)? A maneira bíblica para expressarmos o amor de Deus aos pecadores é mostrar-lhes o quão grande é o seu pecado (usando a Lei – veja Romanos 7:13; Gálatas 3:24), e então dar-lhes a incrível graça de Deus em Cristo. Esta foi a chave para alcançar tantos no Dia de Pentecostes. Eles eram judeus ‘devotos’ que conheciam a Lei e suas santas exigências e, portanto, prontamente aceitaram a misericórdia de Deus em Cristo para escapar da terrível ira.

Quando usar a Lei para mostrar aos pecadores seu verdadeiro estado, prepare-se para receber seus  agradecimentos. Pela primeira vez na vida, tais pecadores verão a mensagem cristã como uma expressão de amor e cuidado com seu bem-estar eterno, ao invés de um mero proselitismo em busca de um estilo de vida melhor nesta terra.

Medite nesta citação de John MacArthur até que ela fique gravada nos corredores de tua mente:

“Nós precisamos ajustar nossa apresentação do evangelho. Não podemos deixar passar em branco o fato que Deus odeia o pecado e pune os pecadores com tormento eterno. Como é que temos a coragem de iniciar uma apresentação do Evangelho dizendo a pessoas que estão caminhando em direção ao inferno que Deus tem um plano maravilhoso para suas vidas? É verdade que Deus tem um plano maravilhoso para suas vidas – mas este plano é que tais pessoas se arrependam e confiem no Salvador para que recebam a justiça de Cristo.”
_____

Fazendo os Pecadores Tremerem

Para uma ilustração bíblica de como confrontar pecadores através da justiça, analisemos a vida do Rei Davi. Quando Davi pecou com Bate-seba, ele quebrou todos os Dez Mandamentos. Ele cobiçou a mulher do próximo, viveu uma mentira, cometeu adultério, assassinou o marido desta mulher, desonrou seus pais e, portanto, quebrou os outros quatro mandamentos ao desonrar a Deus. Portanto, o Senhor enviou Natã o profeta para repreendê-lo (2 Samuel 12:1-14).
Há um forte significado na ordem em que a repreensão foi feita. Natã apresentou a Davi, o pastor de Israel, uma parábola sobre algo que ele poderia entender – ovelhas. Ele começou no nível natural, ao invés de imediatamente expor o pecado do rei. Ele contou uma história sobre um homem rico que, para não tirar uma ovelha de seu próprio rebanho, matou a ovelha de estimação de um pobre homem para alimentar um visitante. Davi ficou indignado e sua auto-justiça veio à tona. Ele revelou seu conhecimento da Lei ao declarar que o culpado deveria restituir o quádruplo e morreria por seu crime. Natã então expôs o pecado do rei ao tomar a “ovelha” de outro homem, dizendo. “Esse homem és tu... Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos?” Quando Davi clamou: “Pequei contra o Senhor.” O profeta então lhe deu graça dizendo: “Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.”

Imagine se Natã, com medo de rejeição, tivesse invertido as coisas um pouco e dito a Davi: “Deus te ama e tem um plano maravilhoso para tua vida. Entretanto, há algo que está te impedindo de desfrutar deste plano maravilhoso; isso se chama ‘pecado’” Imagine se Natã tivesse decidido ignorar a natureza pessoal do pecado de Davi e dito apenas que ‘todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus’ (Romanos 3:23). Davi poderia ter reagido com a seguinte frase: “De que pecado você está falando?”, ao invés de admitir sua terrível transgressão.

Pense nisto – por que ele clamaria: “Eu pequei contra o Senhor” ao ouvir tal mensagem? Em vez disso, poderia, motivado por um sincero desejo de experimentar tal “plano maravilhoso”, ter admitido que, como qualquer pessoa, ele também havia pecado e estava destituído da glória de Deus. Se Davi não tivesse sido levado a tremer debaixo da ira da Lei, o profeta o teria privado da maneira bíblica de produzir tristeza segundo Deus, tão necessária ao arrependimento (2 Coríntios 7:10).

Foi o peso da culpa de Davi que o levou a clamar: “Eu pequei contra o Senhor.” A Lei o fez ficar pesaroso; fez com que ele tivesse fome e sede de justiça; o iluminou para que ele visse quão séria é a natureza do pecado segundo o padrão de Deus.

A declaração abaixo é de Paris Reidhead e trata da maneira bíblica para levar os pecadores a clamarem a Deus por sua salvação:


“Se eu pudesse, declararia moratória à pregação pública do ‘plano de salvação’ na América por um ou dois anos. Em seguida, convocaria todas as emissoras de rádio e televisão cristãs e todos os púlpitos a pregar a santidade de Deus, a justiça de Deus e a Lei de Deus até os pecadores clamarem: ‘O que devemos fazer para ser salvos?’ Então, os levaria a um cantinho e sussurraria o Evangelho em seus ouvidos. Não usem João 3:16. Tão drástica atitude é mais do que necessária pois temos endurecido toda uma geração de pecadores em relação ao Evangelho dizendo a eles como podem ser salvos antes mesmo de terem qualquer compreensão da razão pela qual precisam ser salvos.”







Perguntas

1. Por que não devemos dizer aos pecadores que Deus tem um plano maravilhoso para suas vidas?
2. Dê um exemplo de quando Jesus usou os Dez Mandamentos para mostrar o justo padrão de Deus aos pecadores.
3. Se mencionarmos o amor de Deus a uma pessoa perdida, em que contexto devemos fazê-lo?
4. Como Davi se deu conta de seu pecado? (Veja 2 Samuel 12:1-13.)
5. Por que a simples citação de Romanos 3:23 a um pecador não é suficiente para conduzi-lo ao arrependimento?
_____


O Pregador

Cristão: Como vai?
Zeca Chassa: “Péssimo!”
Cristão: Por quê?
Zeca Chassa: Muitos problemas
Cristão: Que problemas?
Zeca Chassa: Minha esposa me deixou.
Cristão: Por quê?
Zeca Chassa: É que eu tenho um probleminha com bebida. . . e eu jogo, também. Se importa se eu acender um cigarro?
Cristão: Fique à vontade.
Zeca Chassa: Me empresta uma grana? Bati meu carro um dia desses e tô precisando consertar.”
Cristão: Como foi isso?
Zeca Chassa: Tinha tomado umas e outras e estava indo pagar umas multas – tô quase perdendo a carteira. Que droga!
Cristão: Você costuma orar?
Zeca Chassa: Oro o tempo todo. Já falei, cara, tô com muitos problemas.
Cristão: Você compreende que você precisa do perdão de Deus?
Zeca Chassa:  Não
Cristão: “Os Dez Mandamentos vão ajudar você a compreender isso...” (Cristão expõe os Mandamentos e conduz Zeca ao Evangelho.)
Zeca Chassa:  É, eu sei que sou culpado e que se morresse hoje à noite iria pro inferno, mas tô com todos esses problemas pra resolver antes de cuidar disso aí que você falou.”
Cristão: Escuta, Zeca. Todos esses seus problemas, multiplicados por um milhão, não serão nada se comparados ao problema que você terá no Dia do Julgamento se você se esquecer de se arrepender. Talvez você não consiga enxergar isso agora, mas eu me importo com você o bastante para falar-lhe a verdade. Não quero que você vá parar no inferno – muito menos Deus. Não adie sua salvação eterna. Não há nada mais importante.
_____


Penas para Flechas

Certa vez, um pastor foi abordado por seu filho de seis anos de idade que dizia querer “aceitar Jesus em seu coração.” O pai, suspeitando que a criança não tinha a compreensão do que era o pecado, disse-lhe que ele poderia aceitar a Jesus quando fosse mais crescido e o mandou ir dormir.

Certo tempo depois, o garoto levantou-se da cama e perguntou ao pai se podia entregar sua vida ao Salvador. O pai, que ainda não estava convencido da compreensão de pecado de seu filho, não querendo que a conversão da criança fosse insincera, mandou-lhe voltar ao seu quarto.

O filho voltou mais uma vez. Desta vez, o pai perguntou-lhe se ele já havia quebrado algum dos Dez Mandamentos. O menino disse que achava que não. O pai então lhe perguntou se ele era um mentiroso e a criança replicou que não era. O pai pensou por um instante e, em seguida, perguntou-lhe quantas mentiras alguém precisa contar para ser considerado um mentiroso. Quando ficou claro que basta uma mentira para qualificar alguém como mentiroso, a criança deu-se conta que já havia mentido e caiu em um choro incontrolável. Então, quando o pai perguntou-lhe se queria “convidar Jesus para entrar em seu coração”, a criança lançou nos braços do pai, balançando a cabeça afirmativamente. A essa altura o garotinho já conseguia fazer mais do que ‘convidar’ Jesus a entrar em seu coração” de maneira experimental. Ele acabara de descobrir a tristeza segundo Deus, o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo (Atos 20:21).

Versículo para Memorização

Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte.

2 Coríntios 7:10

_____


Últimas Palavras

William Shakespeare (1564-1616), a mais brilhante figura da literatura universal, viveu junto à sua Bíblia, conforme se percebe pelas numerosas citações em suas peças e dramas. Ele deu seu último suspiro com apenas 52 anos de idade. A declaração contida em seu testamento revela a sua fé em Deus:

“Eu entrego minha alma nas mãos de Deus meu Criador, esperando e  crendo firmemente que, através dos méritos de Jesus Cristo meu Salvador, sou  co-herdeiro da vida eterna; e meu corpo à terra, da qual foi feito.”
_____

Tradução: Fernando Guarany Jr.
www.EvangelismoBiblico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário