quarta-feira, 13 de abril de 2011

Evangelismo Bíblico - Lição 08

Lição 8

Os Dez Mandamentos (Parte 4)
Por Ray Comfort
Tradução: Fernando Guarany Jr.

“Não sou pregador legalista do Sábado. Eu prego o Evangelho. O Sábado do judeu é para ele uma tarefa; o Dia do Senhor do Cristão, o primeiro dia da semana, é para ele uma alegria, um dia de descanso, de paz e de ação de graças. E se vocês, Cristãos, conseguirem determinadamente afastar todas as distrações, de maneira que possam descansar hoje, isso fará bem aos seus corpos, almas, mentes, espírito, tanto temporalmente quanto eternamente.”
Charles Spurgeon

_____

Comentário de Kirk Cameron: Apesar de os cristãos não serem obrigados a guardar o Sábado, o Mandamento revela nossa natureza egocêntrica. Quantas vezes já não desejamos que fossem oito, e não sete, dias por semana para que pudéssemos gastá-los para correr a atrás de nossos próprios interesses, e raramente separar um dia para as coisas de Deus?
_____

Perguntas e Objeções

“Creio que vou para o céu porque vivo pela Regra de Ouro.”

O mundo conhece a Regra de Ouro simplesmente como “Assim como quereis que os homens vos façam, do mesmo modo lhes fazei vós também.” (veja Lucas 6:31). De acordo com este versículo, se conseguirmos viver por esta regra e amar o próximo com a nós mesmos, estaremos cumprindo a Lei. Pergunte àqueles que alegam fazer isso se eles, alguma vez na vida, já mentiram, roubaram, odiaram ou olharam para alguém de maneira lasciva. Se já quebraram algum destes mandamentos, então tais pessoas não tem amado aqueles contra quem praticaram tais atos. Isso mostrará que violaram a Regra de Ouro e que estão debaixo da ira de Deus (João 3:36) e precisam desesperadamente do sangue purificador do Salvador.
_____

Nesta lição, vamos estudar o Quarto Mandamento:

“Lembra-te do dia do Sábado para o santificar” Êxodo 20:8

Algumas pessoas, hoje em dia, insistem que os cristãos devem guardar o dia do sábado e que aqueles que adoram no primeiro dia da semana (domingo) estão em grande erro. Eles raciocinam que a palavra ‘domingo’ (em inglês, Sunday) se origina da adoração pagã do Deus Sol e que Jesus e Paulo guardaram o sábado para nos dar o exemplo, e que a igreja Católica Romana foi a responsável pela mudança no dia de adoração. Aqueles que continuam a cultuar no domingo – estas pessoas acham – receberão a marca da besta. Vamos estudar de maneira sucinta tais argumentos:

Primeiro, em lugar nenhum o Quarto Mandamento diz para cultuar no sábado. Ordena-nos a descansar nesse dia:

“Lembra-te do dia do sábado, para santificá-lo. Seis dias trabalharás e farás todo o teu trabalho, mas o sétimo é o sábado do Senhor, teu Deus. Nele não farás trabalho algum... Pois em seis dias o Senhor criou os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e descansou no sétimo dia: portanto, o Senhor abençoou o sábado e o santificou” Êxodo 20:8-11

Os guardiões do sábado cultuam no sábado. Entretanto, a palavra “sábado” vem do latim, dia de Saturno, um dia de culto pagão ao planeta Saturno (astrologia).

Se a salvação do cristão dependesse de se guardar um dia em especial, certamente Deus nos teria dito. Em certa ocasião, os apóstolos se reuniram especificamente para discutir o relacionamento dos crentes com a Lei de Moisés. Atos 15:5-11, 24-29 foi a oportunidade de Deus deixar bem clara a Sua vontade para Seus filhos. Tudo o que Ele precisava ter feito para salvar milhões da condenação eterna era ter dito: “Lembrem-se do sábado para santificá-lo”, e milhões de cristãos genuínos, amantes a Deus e crentes na Bíblia teriam alegremente guardado tal mandamento. Ao invés disso, os únicos comandos que os apóstolos deram foi para “abster-se de comida oferecida a ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição” (atos 15:29).

Não há um comando sequer no Novo Testamento para os cristãos santificarem o sábado. Na verdade, somos ensinados a não deixar que nos julguem por causa do sábado (Colossenses 2:16), e que o homem não foi feito para o sábado, mas o sábado para o homem (Marcos 2:27).  O sábado foi dado como sinal a Israel (Êxodo 31:13-17); em nenhuma passagem é dado como sinal à igreja. Milhares de anos após o Mandamento ser dado, ainda podemos ver o sinal que separa Israel do mundo – eles continuam a santificar o sábado.

Os apóstolos reuniam-se no primeiro dia da semana para partir o pão (Atos 20:7). As ofertas eram tiradas no primeiro dia da semana (1 Coríntios 16:2). Quando é que as pessoas que guardam o sábado se reúnem para partir o pão ou tirar a oferta? Não é no mesmo dia em que fazia a igreja primitiva. Sabemos que a igreja Católica Romana mudou o seu dia de adoração de sábado para domingo, mas o que isso tem a ver com os discípulos guardarem o primeiro dia da semana? Quem fazia isso era a igreja Católica Romana nos primeiros séculos, não a igreja do Livro de Atos.

Romanos 14:5-10 nos conta que uma pessoa pode estimar um dia da semana mais que outro, outras pessoas estimam todos os dias do mesmo jeito. As Escrituras nos ensinam que cada um deve estar inteiramente convicto em sua própria mente. Assim, não devemos julgar uns aos outros em relação a que dia devemos prestar culto a Deus.

Jesus guardava o sábado. Ele tinha que guardar toda a Lei para ser o perfeito sacrifício. A Bíblia deixa claro que a Lei foi satisfeita em Cristo. A razão pela qual Paulo ia à sinagoga todo sábado não era para guardar a Lei; isto teria sido contrário a tudo que ele ensinava a respeito de somente pela graça ser salvo (Efésios 2:8,9). Muito pelo contrário, [o apóstolo] fazia isso para que pudesse pregar o Evangelho aos Judeus, como se evidencia no Livro de Atos. Paulo possuía um zelo evangelístico incrível pela salvação de Israel (Romanos 10:1). Para o Judeu, tornou-se Judeu, de maneira que pudesse ganhar os Judeus (1 Coríntios 9:19, 20). Isso significa que ele ia onde quer que eles se reunissem no dia em que se reunissem – “ele arrazoava na sinagoga todo sábado” (Atos 18:4).

D. L. Moody disse: “A Lei só consegue perseguir as pessoas até o Calvário – nada além disso.” Cristo nos redimiu da maldição da Lei para que estivéssemos mais cativos à ela. Se tentarmos guardar uma parte da Lei (mesmo por amor a Deus), somos obrigados a guardar toda a Lei (Gálatas 3:10) – todos os 613 preceitos. Se aqueles que insistem em guardar o sábado fossem tão zelosos a respeito da salvação dos perdidos quanto são em relação aos outros cristãos guardarem o sábado, aí haveria um grande avivamento.
_____

Perguntas

1. O que a Bíblia diz para fazermos no sábado?
2. De acordo com Êxodo 31, para quem o sábado foi feito?
3. Paulo prestava culto a Deus no sábado? Por quê?
4. Por que os Cristãos estão livres da Lei?
_____


O Pregador


Daniel Caspa: Acho os cristãos uns loucos!

Cristão: Por quê?

Daniel Caspa: São um bando de gente de mente fraca que precisa de algo em que se agarrar na vida.

Cristão: Você tem razão se essa coisa de que está falando for um pára-quedas para alguém que vai ter que saltar de um avião.

Daniel Caspa: Hein?

Cristão: Você não percebe que algum dia terá que passar pela morte? É aí que precisará de um Salvador – ou ‘dessa coisa para se agarrar’ que você falou. Quando você morrer, terá que encarar uma Lei Moral que é muito mais dura do que a lei da gravidade.

Daniel Caspa: Eu não acredito na “Lei”.

Cristão: Isto não faz a menor diferença. Se alguém saltasse de um prédio de dez andares sem acreditar na lei da gravidade, ainda assim teria que enfrentar as conseqüências de sua atitude, apesar do fato de não crer nela... Você tem guardado a Lei de Deus, os Dez Mandamentos? Você alguma vez contou uma mentira?

Daniel Caspa: Você está começando a me irritar.

Cristão: Apenas estou falando isso por me importo com você. Deus vai passá-lo no pente fino no Dia do Julgamento. Julgará até mesmo os seus pensamentos e intentos do seu coração. Na verdade, a Bíblia fala no Salmo 68:21 que “Deus esmagará a cabeça de seus inimigos, o crânio cabeludo daquele que prossegue em suas culpas.” Você precisa se arrepender hoje e colocar sua confiança em Jesus Cristo.
_____

Penas para Flechas

Em 1969, vinte e quatro pessoas decidiram ignorar os avisos de que o Furacão Camille se dirigia para o Mississipi. Ao invés disso, colocaram na cabeça que iriam passar por ele. Vinte e três delas morreram no furacão. A cruz é um aviso do furioso furacão da ira de Deus, pelo qual ninguém ‘passará’ impune no Dia do Julgamento. A única maneira de fugir da ira vindoura é entregar-se ao Filho de Deus – ao senhorio do Salvador Jesus Cristo. Aqueles que colocam sua esperança nele são abençoados com perdão e vida eterna.
_____

Palavras de Conforto

Senti um terremoto outra noite. Fico impressionado com a sensibilidade que o corpo humano tem para detectar não apenas o momento em que um terremoto começa, mas até mesmo o tamanho do sacolejo. O fato de morar na Califórnia deu-me uma sensibilidade tão grande que consigo “chutar” a escala do terremoto (com uma pequena margem de erro). O que eu senti recentemente deve ter sido na faixa de, pelo menos, 5.5. Ele foi forte o suficiente para me acordar de um pesado sono e dizer para Sue: “Uau! Esse foi um dos grandes...” Ela estava acordada e me disse que nada havia sentido. Disse também que havia acabado de se virar na cama.

_____

Versículo para Memorização

“Um faz diferença entre um dia e o outro, mas outro julga iguais todos os dias.
Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente.”
Romanos 14:5
 
_____

Últimas Palavras

 “Que pena, que pena! Agora é tarde demais!”
 
Ludwig van Beethoven (1770-1827)
[compositor alemão]

_____

Tradução: Fernando Guarany Jr.
www.EvangelismoBiblico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário